Família Cuidadora

Home / Projetos / Família Cuidadora

Este projeto se propõe a contribuir junto às famílias no desenvolvimento de suas competências familiares, desenvolvendo espaços comunitários para o fortalecimento dos vínculos familiares. Realizamos atividades e encontros mensais, cujo objetivo é fortalecer o vínculo familiar e construir a cultura dos bons tratos. Os encontros intergeracionais visam informar sobre a importância da participação das crianças nas atividades da Instituição. O Projeto também dispõe de uma formação continuada com as Animadoras Comunitárias que são pessoas da própria comunidade que doam um pouco do seu tempo para melhorar a realidade do local em que vivem. A estratégia desse programa é a participação dos pais de crianças inscritas que são treinados por técnicos do ChildFund Brasil – Fundo para Crianças em técnicas de saúde, educação e melhoria do meio ambiente.

Ademais, realizamos rodas de conversa com temas transversais, atividades recreativas para crianças e famílias; como por exemplo, a tecnologia Casinha de Cultura que se trata de um espaço de encontro e convivência inclusivo, propiciando a interlocução e ação conjunta, o resgate do brincar por meio da valorização da cultura local e aproximação entre gerações. Por meio da formação teórica, metodológica e vivencial, busca-se levar à reflexão sobre as modalidades de relacionamento intrafamiliar com o propósito de promover uma comunicação mais efetiva, a expressão do amor na família, a resolução de conflitos de forma pacífica, o reconhecimento e a aceitação das diferenças, e uma convivência mais harmônica. O brincar como chave de fortalecimento é o mediador central na proposta. Promovemos ações que asseguram o direito da criança à educação e à aprendizagem, como o direito à leitura e a constante articulação com as redes sócio assistenciais, visando encaminhamentos e apoio para as nossas famílias. Algumas outras atividades exercidas são: rodas de conversa terapêutica, mediações de leitura, empréstimos de livros, aulas de balé, visitas domiciliares, encontros formativos para toda a equipe de colaboradores, encontros para fortalecimento da política de proteção infantil, campanha SAM pela educação de qualidade. Uma das metodologias trabalhadas é a Brincando nos Fortalecemos, cuja proposta é a prevenção dos maus tratos e da violência sexual por meio de oficinas.

 Portanto, a Família Cuidadora é um projeto totalmente direcionado para a primeira infância, e busca favorecer o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade, através do fortalecimento dos vínculos familiares e dos mecanismos comunitários de proteção à criança; como também, do trabalho na promoção de um ambiente mais seguro e saudável, e da articulação com os serviços sócio assistenciais, rede de proteção e da saúde. Parceiros: ChildFund Brasil e Rede de Leitura Jangada Literária.

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança