Habilidades Para a Vida

Home / Projetos / Habilidades Para a Vida

Habilidades para a vida

O Projeto busca contribuir com o processo de transformação cidadã de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, através de atividades socioeducativas, esportivas, culturais e de lazer, estimulando aparticipação e mobilização e enriquecendo seu desenvolvimento integral enquanto pessoa para a Cultura de Paz. Acontece no contra turno escolar, de forma contínua ou sazonal. Busca-se o despertar de uma consciência crítica e cidadã por meio do incentivo à leitura, mediações, contação de histórias, inclusão digital, Muay Thai, karatê, judô, jiu-jitsu, futsal, balé, encontros comemorativos, aulas de violão, rodas de conversa, oficinas de proteção à infância e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em parceria com a Rede Aquarela e Funci, programa da Prefeitura de Fortaleza, entre outras ações.

O Projeto dispõe de ferramentas lúdicas para a promoção dos bons tratos em família, através do programa Claves e Rede mãos Dadas. A metodologia Bons tratos em família é um conjunto de ferramentasem forma de jogo que busca ajudar as crianças e famílias a descobrir e pensar juntos as histórias familiares, desenvolver habilidades de comunicação, encontrar novas formas de expressar afeto, construindo, dia a dia, a cultura de bons tratos.

O Brincando nos fortalecemos trata-se de outra metodologia utilizada no projeto, também por meio do programa claves, e consiste em oficinas para o enfrentamento de situações difíceis, como uma proposta de trabalho para a prevenção dos maus tratos e da violência sexual na infância e na adolescência. São desenvolvidas atividades/brincadeiras que discutem o assunto sexualidade para crianças, com o objetivo de preveni-las da cultura dos maus tratos e da violência sexual.

Outra tecnologia utilizada nesse projeto é a Casinha de Cultura que nos traz o resgate dos movimentos da infância e da cultura local, permitindo, incentivando e valorizando a cultura da infância, resgatando brincadeiras antigas, construindo brinquedos e diminuindo o constante acesso às telas. Isso possibilita o resgate do brincar, fomentando a leitura e fortalecendo a conexão com o território onde estão inseridos, favorecendo assim, uma mudança na visão de mundo, do olhar e do acolher. Em suma, pode-se dizer que buscamos contribuir na formação integral de nossas crianças e adolescentes, ajudando-os na construção de seu caráter e cidadania. Favorecendo o direito ao brincar, contribuindo assim no fortalecimento da cultura da infância, fomentando a leitura como prazer e fortalecendo o pilar: os vínculos familiares.

Estimulando as habilidades, favorecendo práticas educativas, possibilitando o despertar de uma consciência crítica e cidadã, oferecendo informação e correlações próprias, investindo sempre no ensino para cidadania.  Parceiros: ChildFund Brasil, Rede de Leitura Jangada Literária e Instituto Nordeste de Cidadania.

Não podemos ajudar a todos, mas todos podem ajudar alguém!

Doe agora

Você tem alguma dúvida?

Sinta-se à vontade e fale conosco!

(85) 3478-2640

sorrisodacrianca@sorrisodacrianca.org.br

© 2024 Projeto Comunitário Sorriso da Criança